A teoria dos quatro humores foi elaborada inicialmente na Antiguidade, no Egito, mas só ficou realmente conhecida através de Hipócrates de Cós, que a disseminou na Grécia por volta do século 4 a.C. Por ela entende-se que a saúde e a doença no ser humano seriam influenciadas pelo equilíbrio dos quatro humores (as quatro bílis, ou biles: sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra. A melancolia e outros estados da angústia seriam resultado do desequilíbrio da bile negra.
A obra nos faz questionar sobre nossos medos e nossas dúvidas. Todos nós temos problemas mas, às vezes, dói demais compartilhar isso com alguém. Talvez doa, ou talvez nós mesmos não tenhamos forças para compartilhar nossas angústias, e não tenhamos forças para pedir ajuda enquanto é tempo. E é essa insegurança que nos faz tomar decisões erradas. Adultério, alcoolismo, drogas, e outras coisas que nos fazem pensar que estamos no topo mas que, na verdade, está só piorando nossa situação.
Todos nós temos angústias, situações que nos deixam tristes e sem saber
o que fazer. O livro nos faz querer procurar alguém com quem compartilhar essas angústias. Nos faz acreditar que, quando temos um problema, o melhor a fazer é procurar ajuda, procurar alguém com quem possamos desabafar, compartilhar nossas dores e tristezas. Nos faz acreditar que
Nossa, que livro profundo. Acho legal obras que nos fazem questionar á nos mesmos!
ResponderExcluirBLOG: https://vidagourmetblog.wordpress.com/
CANAL: https://www.youtube.com/c/BárbaraAlencarGL
FACE: https://www.facebook.com/glifestyle.blog
INSTA: http://instagram.com/bbconcurseira
Olá Jess, tudo bem?
ResponderExcluirDe fato é um livro enriquecedor, pois possibilita reflexões acerca de nossa vida. Uma vida equilibrada nos dá a sensação de paz e para isso paradigmas devem ser quebrados. A obra está reverberando na minha cabeça, pois a todo o momento me pergunto qual o propósito de nossa vida? Devemos levar essa vida de consumismo? Podemos ter uma vida tranquila e satisfatória?
São tantas perguntas que a obra suscitou que ainda ficará por um bom tempo em minha cabeça.
Parabéns pela resenha.
Wilson Brancaglioni
www.estantedowilson.com.br
De fato, Wilson. É uma obra diferente do que eu estou acostumado a ler, e me fez refletir sobre minha própria vida. Se estou fazendo a coisa certa, e se não vou me arrepender dela no futuro. Com certeza, uma grande obra.
ResponderExcluiracredita que estou lendo esse livro? haha
ResponderExcluiré ótimo, estou gostando muito da maneira como o autor apresenta a história, realmente um livro que vale muito a pena ser lido!
adorei sua resenha, sem spoilers <3 kk
beijos!
www.resenhandoaarte.blogspot.com/
Aliscia, é um livro realmente bom. Mais um nacional pra minha lista \o/
ResponderExcluirAbraços <3
Obs: Spoiler </3
Ótima resenha, parabéns ;)!
ResponderExcluir