04/02/2015

[Parceria] Autor Alexandre Loch

Boa tarde, gente. Tudo bem com vocês? Por aqui está tudo ótimo! O Dicas do Jess é um blog recente ainda, que vem crescendo aos poucos a cada dia que se passa. E hoje ele está recebendo o primeiro autor parceiro: Alexandre Loch, com sua obra, Bile Negra. Primeiramente, gostaria de agradecer ao autor por ter confiado tanto em mim como na capacidade do blog, para enviar-me o exemplar. Como blogueiro, é uma alegria imensa para mim poder receber o primeiro autor parceiro aqui do blog. Como autor, fico ainda mais feliz por ver que a literatura brasileira está alcançando seu lugar ao sol. Em breve, estarei postando resenha da obra para vocês.

ALEXANDRE A. LOCH é médico psiquiatra e filósofo formado pela Universidade de São Paulo. Procurando melhor entender as angústias do ser humano, realizou diversos cursos em psicanálise e formou-se também psicodramatista. Atualmente trabalha no Hospital das Clínicas, onde coordena a enfermaria de Ansiedade e Depressão e o Grupo de Psicoses, e em seu consultório. Leitor de grandes obras da literatura mundial desde sua infância e grande interessado em compreender melhor a natureza do homem, traz em Bile Negra uma tentativa de colocar em palavras as diversas formas nas quais a angústia humana se manifesta. Tenta unir arte, conhecimento técnico e vivência pessoal através do papel e da caneta.

Sinopse:  A angústia é inerente a todo ser humano. Mas como falar dela? Como mostrá-la? Como explicá-la a alguém? Bile Negra é uma tentativa de trazer à tona, de colocar em palavras esta sensação familiar a todo indivíduo. Ao contar a história de Iago, um jovem recém-chegado à cidade grande, o livro expõe as questões existenciais de alguém se degladiando com seus próprios vazios. Sob a perspectiva de sessões de terapia, o personagem aos poucos vai expondo suas entranhas repletas de conflitos e emoções em ebulição. A narrativa conduz o leitor aos cantos mais sombrios da alma, explorando-o através de seus diversos personagens aparecendo na cidade erraticamente ao longo da trama, na medida em que se encontram com o protagonista.  Bile Negra é uma grande sessão de terapia; convida o leitor à reflexão pessoal e partilha as questões existenciais às quais estamos submetidos devido à sociedade na qual vivemos. Iago nos oferece alternativas, algumas erradas outras acertadas, para lidar com esta angústia.


Um comentário:

  1. E aí Jess! Parabéns pela parceria. O livre deve ser bastante interessante! Abraços,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess