02/01/2015

Dicas de um Autor - Parte 1

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu estou ótimo, graças a Deus. Bom, estou sempre conhecendo vários leitores, e boa parte deles me diz que também quer se tornar um autor, algum dia. Eles me pedem dicas sobre escrita e publicação, então eu pensei: por que não postar dicas de escrita aqui no blog? E é exatamente isso que farei. Não sei se será possível, mas tentarei postar dicas semanalmente, para aqueles que estão começando a escrever e até mesmo para aqueles que já estão procurando uma editora para poder publicar seu livro.

Você sabe qual é a primeira coisa que você deve fazer, se quer começar um livro? Ler. Isso mesmo, ler. E ler muito. A leitura é uma das maiores fontes de se adquirir conhecimento, e não podemos escrever um livro de qualquer forma. Leia, e leia de tudo. Se quer escrever sobre piratas, leia sobre eles, faça pesquisas. Não escreva um livro de qualquer jeito só porque você teve uma ideia bacana. Se você teve uma ideia bacana, ler pode te ajudar a melhorá-la e transformá-la num livro incrível.

Bom, essa foi a primeira dica. Espero que, se deseja ser um autor, nunca desista de seus sonhos. Quando você desiste de seus sonhos, está desistindo de si mesmo. Bom fim de semana, galera!


11 comentários:

  1. Oi Jess, gostei muito da sua ideia, super interessante ^^
    Sei que as dicas são para um ~futuro~ livro, mas será que eu não poderia usar para a redação do Enem também? Hahaha, estou precisando!
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  2. Claro, serve também kkkkkkk
    Espero que goste das dicas

    ResponderExcluir
  3. Oii *.* que legal essa sua iniciativa de dar dicas para outros escritores, mesmo que amadores! Parabéns pela iniciativa!
    Acho que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez que para escrever bem é preciso ler, mas sem dúvidas essa é a dica mais básica e é sempre bom relembrar haha o que mais vem por aí? Quais as próximas dicas? To curiosa rs beijo!
    http://resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aliscia :3 Bom, sempre me perguntam o que é preciso para conseguir escrever um livro. Então, decidi criar esse tópico aqui no blog. Para não ficar muito desorganizado, ou muito tempo sem dicas, vou tentar postar as dicas de escrita nas segundas e sextas. Espero que elas venham a te ajudar.
    Abraços :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, td bem? Boa ideia de ajudar quem quer escrever e precisa de uma pequena iniciativa! Eu ainda quero ir atrás dos meus sonhos e não vou desistir, mas antes vou ler muito!!! Pode deixar! Bjs
    Folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Bela, tudo bem sim, e contigo? Isso mesmo, nunca desista de seus sonhos! Como eu disse, se você desiste de um sonho, você está desistindo de si mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess ^_^
    Essa dica básica é ótima.
    Sempre que tento escrever algo sempre procuro livros que abordam o mesmo tempo. Na realidade, acho que é o contrário pq minhas idéias sempre vem depois que terminou a leitura de um enredo. Eu sempre quero fazer o meu próprio enredo ambientado com os mesmo ou quase seres da historia que acabei de ler. Rs
    Espera que essa coluna faça sucesso.
    Abraços. :)

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa que demais, estava precisando de dicas mesmo. Estou começando a fazer um livro e dicas são demais. Muito obrigado.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. No momento, estou revisando um livro de contos, escrevendo um de fantasia e escrevendo outro que é um romance romântico. Gostei bastante da dica e é super verdade. O de fantasia é sobre fadas, elfos e afins. Minha primeira atitude? Ler muito sobre esses seres, como são descritos em cada cultura e coisas assim. Adoraria uma dica de como finalizar um livro kkk. Começo vários, mas tenho muita dificuldade em finalizá-los.

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho bem interessante e legal sua ideia de dar dicas, não gosto de me intitular como escritora, já que não tenho nada terminado, mas talvez um dia eu seja huahuaha, se dependesse só da leitura eu estaria feita! Mas existem muitos outros elementos e bom, é difícil, mas desistir não é uma opção quando se trata de criar/continuar/terminar uma história. Continue com as dicas, estarei sempre aqui pra ler!

    http://veiasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess,
    Adoreeei a dica, beeem a principio acredito que estou bem.
    Ler é o que amo, e ler sobre coisas que tenho interesse a escrever, ah isso eu já manjo haha
    Beijos.


    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess