31/12/2019

Resenha: O Oráculo Oculto



Ficha técnica:

O Oráculo Oculto
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2016
Nº de páginas: 320

É, essa é a última resenha do ano e, convenhamos, de um ano em que eu acabei não lendo tanto (por problemas pessoais, e nenhum deles vêm ao caso). Mesmo assim, me dignei a acabar minha leitura atual antes da virada do ano.

Pra quem acompanha meu trabalho há algum tempo, sabe que sou fã de Rick Riordan ,mesmo precisando me atualizar nas leituras de seus livros. Convenhamos, é muita saga pra acompanhar. E é exatamente por precisar me atualizar que eu decidi ler O Oráculo Oculto. Amo mitologias, mas a grega é uma de minhas favoritas.

E a curiosidade bateu forte para saber o que aconteceu após os eventos de O Sangue do Olimpo, fazendo com que eu escolhesse O Oráculo Oculto.
O Oráculo Oculto é o primeiro livro de As Provações de Apolo, saga-sequência de Os Heróis do Olimpo. Após os eventos de O Sangue do Olimpo, Apolo é cruelmente punido por seu pai, Zeus, e recebe a pior punição que um deus iria querer: ele torna-se humano, perde seus poderes divinos e deve viver entre os mortais, para que isso sirva de lição e Apolo torne-se um pouquinho mais responsável.

E é a partir disso que se inicia a trama do livro. Já na Terra, Apolo (agora com o nome de Lester Papadopoulos) encontra Meg, uma semideusa que ainda não sabe quem é seu pai / mãe divino. Com a ajuda de Percy Jackson (que faz apenas uma participação na história), Lester e Meg chegam ao Acampamento Meio-Sangue. Não é época de férias, então o acampamento está consideravelmente vazio. O que preocupa a todos é o fato de que alguns semideuses simplesmente sumiram.



A trama segue a partir desse ponto, com Apolo (Lester) tendo como missão encontrar os semideuses desaparecidos, além de saber por quê eles tinham sumido. E, lá no fundo, ele sabe que o sumiço dos semideuses tem a ver com os testes que Zeus lhe passou.

Conforme a trama se desenvolve, vemos personagens e divindades que nunca ouvi falar na mitologia, mostrando ao leitor que, ao longo dos anos, Apolo conheceu muita gente, e nem todo mundo se agrada de ter conhecido o deus da música e poesia. Isso é um ponto positivo, já que mostra para nós, leitores, pontos novos da mitologia, além de mostrar como o autor consegue escrever uma história bem amarrada (com as pontas soltas necessárias), já que o livro faz parte de uma série que é sequência de outra série.




Apolo é um personagem interessante, e foi legal acompanhar sua jornada. De fato, ele é um pouco imaturo e orgulhoso, mas acabamos por conhecer um lado um pouco mais humano do deus do sol, que passa a se preocupar muito mais com as pessoas ao seu redor. Sua narração é um tanto quanto engraçada, e foi divertido ver ele mencionando alguns pontos de sua própria história.

No geral, O Oráculo Oculto é um livro muito bom, e um bom início para mais uma série dos nossos semideuses favoritos, principalmente por adicionar vilões que nunca cogitamos, e por nos mostrar vários acontecimentos, que pensávamos que tivessem sido resolvidos. Espero que Apolo consiga sustentar a série, pois estou ansioso para ler os próximos livros.

Nota:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Instagram @dicasdojess