05/02/2019

Como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog



Ao contrário do que muita gente pensa, o Pinterest não é uma rede social, mas um poderoso mecanismo de busca. Imagine que você quer procurar uma imagem específica no Google (como um personagem de desenho, por exemplo). Sempre que precisar achar algo relacionado ao personagem, terá que digitar seu nome, e terá um trabalhinho até pesquisar, achar a imagem que quer e salvar.

Com o Pinterest, isso é muito mais prático. Seu feed é mostrado de acordo com seus interesses (e possíveis novos interesses), e você pode montar pastas para salvar seus interesses. É muito mais prático!

Você também pode adicionar os pins de outra pessoa em suas pastas, e isso é muito interessante. Hoje, muita gente usa o Pinterest para se inspirar em várias áreas, como decoração e moda, mas muitos blogueiros também usam a ferramenta para divulgar seu trabalho, justamente pela sua facilidade, e porque o alcance de um pin pode ser muito alto. A ferramenta tem esse nome por causa de um alfinete, ou pino (pin, em inglês). No sentido figurado, é como se tivéssemos um mural de fotos, e prendêssemos cada uma com vários alfinetes.

Como eu disse, muitos também usam o Pinterest como lugar de trabalho, exatamente pela interação e pelo tráfego que ocorre na plataforma. Milhões de usuários utilizam o Pinterest diariamente e, como sempre buscam algo específico, é muito mais fácil alguém chegar até o seu pin!




Em 2014, o Pinterest finalmente revelou como funciona o seu algoritmo. Como eu disse acima, suas pesquisas recentes são utilizadas para mostrar novos pins, e nós somos capazes de usar isso ao nosso favor. Segundo dados divulgados em setembro de 2018, mais de 250 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses. Imagine uma pequena parcela disso conhecendo seu trabalho através do Pinterest!

O Pinterest é uma ferramenta visual, ou seja, precisa de imagens de qualidades, ou o usuário pulará seu pin e procurará por um mais interessante. Você também precisa postar com frequência e escrever boas descrições para seu pin. Percebeu? Tudo o que compõe seu pin, incluindo ele próprio, é importante para que ele seja reconhecido pelo algoritmo e mostrado para quem procura algo relacionado a ele.

Gostou da ideia de usar o Pinterest como sua ferramenta de trabalho? Pois saiba que é muito fácil. Primeiro de tudo, você precisa transformar seu perfil numa conta corporativa. Acesse as configurações do seu perfil e clique em Mudar para conta corporativa. Em seguida, preencha com os dados solicitados.




Agora, você reivindicou seu site. Com isso, você terá acesso aos números que quer ver. Dá pra ver quantas vezes o pin apareceu em um feed, quantas vezes alguém abriu o pin e quantas vezes alguém clicou no link. Além disso, todos os pins terão a imagem do seu perfil e o nome do seu blog. Assim:


Acesse as configurações e clique em reivindicar site. Escolha a opção adicionar tag HTML


Copie o código, mas ainda não clique em avançar. Vá até o Blogger e siga esses passos: 

Vá em tema >> Editar HTML 

Cole o código logo abaixo da tag <head>. Salve as configurações, volte para o Pinterest e clique em Avançar. Pronto, você tem uma conta comercial e seu blog foi reivindicado!




Rich Pins


Como o próprio nome diz, são pins ricos em informação. Confira a diferença de um rich pin para um pin normal.

Pin normal:


Rich pin:


Percebeu a diferença? O rich pin tem muito mais informações, o que aumenta a probabilidade de um usuário se interessar por seu pin, além do fato que os rich pins são muito mais reconhecidos pelos algoritmos do Pinterest.

Caso queira ativar os rich pins, confira esse post da Elaine Gaspareto.




Otimização


Por último, mas não menos importante, nossa velha amiga otimização. Se você não sabe o que é SEO, confira esse post aqui:


Leu o post? Então vamos continuar.

Aqui, você não estará otimizando só para o Google, mas também para o Pinterest. Coloque descrições em suas pastas, com palavras-chaves que remetam ao post.

Atualize sempre o seu perfil. Quanto mais movimentação na conta, mais visitas você recebe. Salve o post de outros blogs também, como se fosse seu blogroll do Blogger. Dá pra conhecer muito trabalho bacana, ajuda você e ajuda seu amiguinho.


Claro, esse é apenas o começo, e ainda dá pra fazer muita coisa. Porém, se seguir essas dicas, em breve notará o aumento de visitas em seu blog. 

Espero que tenham gostado do post.



8 comentários:

  1. Ótimas dicas! Obrigada por compartilhar. Já vou colocar tudo em prática

    www.agorasomospais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jessé, antes de mais nada muito obrigada pelo link e pela citação.

    Post excelente, simples e direto, fácil de entender e muito util para quem está começando.
    bjss e obrigada de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine. Tudo bem?

      Eu que agradeço. Saiba que você é uma inspiração não só pra mim, mas para milhares de blogueiros. Muito obrigado!

      Excluir
  3. Nossa adorei essa dica Jess, vou por em prática com certeza, muito obrigada. <3
    Beijos.

    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess