11/10/2018

[Curiosidades] Cicada 3301



Todos vocês ao menos ouviram falar da tal Cicada 3301 mas, afinal, o que isso significa? De onde surgiu? Aí que tá, ninguém faz a menor ideia do que a Cicada 3301 seja, mas é claro que há teorias sobre quem ela é e qual o seu objetivo.

Tudo começou no dia 5 de janeiro de 2012, no fórum 4chan. Postaram uma imagem preta, com um texto branco, que dizia o seguinte:

Olá, estamos à procura de pessoas altamente inteligentes. Para encontrá-las, desenvolvemos um teste.

Há uma mensagem escondida nessa imagem.

Encontre-a, e ela te guiará ao caminho para que você nos encontre. Aguardamos ansiosos para conhecer os poucos que chegarão até o fim.

Boa sorte.

3301


Mas como poderia haver uma mensagem escondida naquela imagem? Os usuários abriram a imagem num editor hexadecimal. O texto convertido apresentava uma série de símbolos aleatórios. Porém, no final do arquivo, havia o seguinte:

TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk

Aparentemente, uma mensagem criptografada. Para descriptografá-la, eles usaram a Cifra de Ceasar, um dos sistemas mais antigos (e mais simples) de criptografia que existe. A Cifra de Ceasar consiste em trocar cada letra do código pela terceira letra do alfabeto que vem após ela. Assim: 


A mensagem era, na verdade, um link para outra imagem, que não era tão animadora assim. 


Ops, apenas pistas falsas aqui. Parece que você não consegue adivinhar como resolver essa mensagem.



Ou seja, os usuários se mataram para decifrar a mensagem, mas ela não levou a lugar algum (será?). Alguns usuários desistiram, por pensar que era uma brincadeira. Os poucos que ficaram decidiram que poderia haver muito mais por trás daquela nova imagem, e continuaram no mistério. Eles abriram a imagem do patinho no OutGuess, um software que permite esconder mensagens dentro de imagens (esteganografia: ocultar uma mensagem dentro de outra).

O código era composto por uma lista de 75 combinações de números separados por dois pontos (1:45, 3:22) que, na verdade, eram instruções que deveriam ser aplicadas em um texto. Seguindo o exemplo, a primeira letra da 45ª linha deveria ser apagada. O código levava para uma página do Reddit, que continha vários símbolos e imagens.

Foi descoberto que os tais símbolos eram números maias, e serviam para decodificar as frases e linhas da página. Novamente, eles abriram as imagens no OutGuess, e uma delas era um tapete com a frase Welcome. A mensagem escondida na imagem era:

De agora em diante, usaremos essa criptografia para comunicação, e ela vai assinar todas as mensagens com essa chave. Ela está disponível nos servidores de chaves MIT Key ID 7A35090F, como postou a2e7j6ic78hOj.

Paciência é uma virtude. Boa sorte.

3301

A segunda imagem dizia o seguinte:

A chave sempre esteve bem na frente dos seus olhos. Esta não é a busca do Santo Graal. Pare de tornar mais difícil do que é. Boa sorte. 3301.

Será que havia alguma outra mensagem escondida numa das imagens anteriores? Além disso, as imagens continham vários textos criptografados em PGP, uma das formas mais avançadas de criptografia. Nisso, acabaram encontrando um texto sobre a história do Rei Artur. Foi aqui que eles usaram aquele código dividido por dois pontos (1:20). Eles encontraram mais uma mensagem:

Ligue-nos no número 2143909608.

Eles ligaram, obviamente. E alguém atendeu:

Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos relacionados com a imagem original final.jpg. 3301 é um deles. Você precisa encontrar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um .com para encontrar o próximo passo.

Boa sorte.

Adeus.

A imagem a qual eles estão falando é a primeira imagem do enigma. A imagem que começou tudo.


Eles jogaram a imagem em tudo quanto é software, incluindo o próprio OutGuess, mas não encontraram nada. Viraram a foto, deixaram em outros tons, mas foi inútil. Então eles focaram em algo mais simples (isso não é a busca do Graal, não dificultem): as dimensões da imagem. E eles estavam corretos. A imagem era 509 x 503. Então, eles multiplicaram os números, como haviam sido instruídos, e encontraram o número 845145127.



Como instruído, eles acessaram o site, que revelou o logo da Cicada (uma cigarra).

Eles jogaram a imagem no OutGuess e, como esperado, mais uma mensagem:

Você fez bem vindo até aqui. Paciência é uma virtude. Volte às 17h, na segunda-feira, 9 de janeiro de 2012. 3301.

Eles voltaram, e notaram algo diferente no site: Além do logo, havia uma série de coordenadas, em vários pontos diferentes do mundo, além da frase: Encontre o símbolo no local mais próximo à você.



Ou seja, a Cicada estava espalhada pelo mundo, e cada usuário que ainda estava ali poderia ir até um lugar físico, para descobrir o que o aguardava. As coordenadas correspondiam a lugares como Rússia, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, etc. Chegando lá, descobriram papeis colados em postes, com o logo da Cicada e um QR Code. O QR Code era um link que direcionava para o site da Cicada, na Deep Web. 

Havia uma mensagem para os vencedores, além de um pedido para que criassem um novo e-mail, ali na Deep Web, para que não pudessem ser rastreados. Cada usuário recebeu um código exclusivo. Bastaria colocar o código após a URL do site da Cicada, contanto que você não compartilhasse seu código.

Mas um dos usuários compartilhou, e essa mensagem surgiu no site:

Você já compartilhou demais até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegaram receberão o prêmio.

A partir desse ponto, tudo ficou mais difícil. Foram lançados vários testes de programação, para saber quantos dos usuários eram capazes de resolvê-los.



Acredita-se que o número de usuários que chegaram ao fim seja entre 10 e 15. No fim de tudo, três pessoas simplesmente desapareceram! Acredita-se que elas tenham sido finalmente recrutadas pela Cicada. Depois de um tempo sumida, ela apareceu no fórum novamente, com uma nova frase:

Olá. Nós achamos os indivíduos que estávamos procurando!

Assim, nossa longa viagem termina, por enquanto. Obrigado por sua dedicação e esforço. Se você não conseguiu completar o teste, ou não recebeu o e-mail, não se desespere. Haverá mais oportunidades como essa de se juntar a nós.

Obrigado a todos. 3301.

E esse foi o primeiro teste. Mas, afinal, o que é a Cicada 3301? Há especulações de que pode ser uma das agências de segurança mundial, como CIA, NSA, MI6, etc, órgãos independentes ou até mesmo sociedades secretas, como a Maçonaria e os Illuminatis! Eles estariam convocando as pessoas mais inteligentes do mundo, mas com qual propósito?

Ano após ano, a Cicada voltava, e acredita-se que o 3301 do nome seja o número de recrutados.

2012 - 3 recrutados
2013 - 3 recrutados
2014 - 0 recrutados
2015 - 1 recrutado

E você? O que acredita que seja a Cicada 3301?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Instagram @dicasdojess