06/04/2019

O que são buracos negros?


A vida é um grande mistério, né? A Terra tá aí, há BILHÕES de anos, e nós não sabemos tudo sobre nosso planeta. Mal exploramos nossos oceanos, levando em conta que 2/3 do planeta é formado por água. Se sabemos tão pouco sobre o lugar onde vivemos, quão grande é nosso conhecimento sobre o universo?

Até hoje, é discutida a teoria de que nosso universo não é o único. Especula-se que ele seja um entre vários universos paralelos. Para saber mais, confira o post sobre teoria das cordas.


Mas e os buracos negros? Você já viu eles em filmes e séries sobre ficção científica e sabe que, se for ao espaço (não que seja algo fácil), você não deve se aproximar de um deles. Beleza, eles são perigosos. Mas o que eles são, de fato?


Você não sabe mas, quando olha para o céu, você vê o passado. Uma estrela está tão longe da Terra que, quando você vê seu brilho aqui no planeta, é possível que ela já tenha morrido.

Ah, mas o sol também é uma estrela. Isso quer dizer que ele também vai implodir e virar um buraco negro?

Sim e não. Mas não se preocupe, isso não vai acontecer tão cedo. O tempo que pode levar pra isso acontecer é maior que a idade atual do nosso planeta. E o máximo que pode acontecer é o sol virar uma estrela anã branca. Basicamente, toda a densidade do sol, mas do tamanho do planeta Terra.

Representação do sistema Sirius, que mostra uma estrela anã branca (à direita)


Um buraco negro é simplesmente o fantasma de uma estrela. Ele se forma quando uma estrela gigante (com cerca de 20 vezes a massa do sol) começa a colapsar sob sua própria gravidade. Com isso, o núcleo implode e, em seguida, acontece uma grande explosão, que é conhecida como supernova. A força gravitacional de um buraco negro é tão forte, mas tão forte, que nem mesmo a luz pode escapar. De acordo com a teoria da relatividade, o que atravessasse um buraco negro estaria perdido para sempre. Isso acontece porque ele possui uma massa muito grande, mas ocupa um espaço relativamente pequeno.

Para entendermos um pouco mais como isso funciona, vamos falar um pouco sobre a lei da gravidade.


A Lei da Gravidade afirma que, sempre que dois objetos estão próximos, a força gravitacional faz com que um atraia o outro e, quanto maior a massa de um objeto, maior será a atração entre eles. E, quanto mais próximo eles estão um do outro, maior será a intensidade da atração. E isso vale tanto para planetas quanto para seres humanos. Sim, você também tem sua força gravitacional. A única razão para você não sair flutuando por aí é porque você atrai o planeta ao mesmo tempo em que o planeta atrai você. A diferença é que a massa da Terra é infinitamente maior do que a sua.

Como a velocidade da luz não é mais rápida que a velocidade de escape, é impossível localizar um buraco negro através de métodos que buscam observar a luz omitidas pelos corpos celestes. Velocidade de escape é a intensidade suficiente para que um objeto possa "escapar" de um campo gravitacional. Como ninguém nunca viu um buraco negro (ainda), sua observação ocorre apenas de forma indireta. O que dá pra ver são os efeitos que ele causa ao seu redor. 


Ainda sabemos muito pouco sobre buracos negros, mas temos alguma noção sobre sua composição:

Jatos relativísticos = são gerados pela matéria que está super aquecida e acelerada no disco de acreção ao redor do buraco negro e, às vezes atravessam toda a galáxia.

Disco de acreção = É um composto de matéria, gás ou plasma que se move constantemente em espiral. Conforme ele se aproxima do centro do buraco negro, ele esquenta muito, e acaba liberando raios ultravioleta, infravermelho e raio-x. Foi graças ao raio-x que detectamos o primeiro buraco negro.



Horizonte de eventos = Também conhecido como "ponto de não-retorno". Uma fronteira teórica no espaço-tempo, ao redor do buraco negro. Qualquer coisa que ultrapassar essa fronteira, já era. Um verdadeiro "ralo" no meio do espaço.

Ergosfera = Dentro do disco de acreção, há um local onde a matéria que está prestes a ser sugada fica girando, como a água ao redor do ralo.

Singularidade = Matematicamente, um ponto no espaço-tempo onde a densidade é infinita. O tempo para e as leis da física não se aplicam nesse ponto.


Beleza, sabemos muita coisa sobre buracos negros mas, ao mesmo tempo, não sabemos quase nada. A ciência ainda não descobriu o que há do outro lado de um buraco negro. Há quem acredite que um buraco negro é, na verdade, um buraco de minhoca, que seria um túnel para um outro ponto no espaço. Se quiser saber mais sobre buracos de minhocas, confira o post sobre viagem no tempo.

Viagem no Tempo

Essa semana, uma quase notícia abalou todos os fãs de astronomia. O projeto Event Horizon Telescope, que é uma colaboração internacional de telescópios, responsável por tentar capturar a imagem de um buraco negro (já que ninguém nunca conseguiu ver um em sua totalidade), disse que, no dia 10/04/2019 (próxima quarta-feira). Ninguém sabe ao certo o que será revelado, mas a expectativa está lá no alto. Seis coletivas de imprensa serão realizadas simultaneamente ao redor do globo para dar a notícia: Bélgica, Chile, China, Japão, Taiwan e Estados Unidos.

O buraco negro em questão é o Sagittarius A, um buraco negro com 4 milhões de vezes a massa do sol, e que está localizado a 26 milhões de anos-luz do nosso planeta.

[ATUALIZAÇÃO]

Hoje, 10 de abril de 2019, ficará registrado na história. Astrônomos registraram a primeira imagem de um buraco negro na história! O tal buraco negro tem 40 BILHÕES de quilômetros de diâmetro, o que significa que ele é TRÊS MILHÕES DE VEZES maior que o planeta Terra. 

O buraco negro está localizado há 500 quinquilhões de quilômetros da Terra, na galáxia M87, e foi considerado um dos maiores buracos negros que já existiram. Um verdadeiro "monstro"

Confiram a imagem:


[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

O que você acha que há do outro lado de um buraco negro? Um outro universo? A fazenda onde o Thanos tá escondido? Deixa sua opinião nos comentários, e vamos torcer para que a revelação do dia 10 seja mesmo sobre a primeira foto de um buraco negro.


4 comentários:

  1. Acredito que buracos negros sejam como portais pra outros universos mesmo, acho essa ideia muito interessante hehe adorei o post, ta incrível e completo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se forem mesmo portais, isso abre infinitas possibilidades.

      Muito obrigado <3

      Excluir
  2. Dia 10! Dia em que fico mais velha kkk
    Olha nem penso muito nisso porque se não fico mais maluca que o normal, mas se for como um portal, nossa seria demais!! Possibilidades infinitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns adiantado haha

      Ah, seria bem incrível. Tomara que seja

      Excluir

Siga-nos no Instagram @dicasdojess